17 de junho de 2012

O segredo é comer de tudo um pouco???


Eu sempre pensei que o segredo era comer de tudo. Mas parece que não é...Leia o texto:
"O prazer de comer está ligado à liberação de dopamina no organismo. Estudos já demonstraram que os mecanismos da sensação de satisfação obtida com a comida – principalmente a gordurosa – são bem semelhantes ao caminho da droga no organismo.Um estudo da Universidade do Texas, publicado no The Journal of Neuroscience, descobriu que os obesos têm menos receptores de prazer do que os demais e, por isso, comem mais para compensar. Com tantas pesquisas reforçando o caráter vicioso do consumo de comida em excesso, para quem a balança já alcançou índices além do desejado, vencer a batalha contra o peso parece ainda mais difícil.
“Comer ativa o funcionamento do sistema de recompensa. A alimentação inadequada e exagerada vai perpetuando o próprio quadro. Hoje a relação da comida e da dopamina está mais bem estabelecida, apesar dos estudos serem relativamente recentes”, avalia a endocrinologista Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).As coisas que nos causam prazer têm a capacidade de reforçar seu próprio uso, porque são mediadas por vias nervosas viciáveis”, explica o psiquiatra Adriano Segall, também da Abeso.“A grande diferença entre as drogas e a comida é que você não precisa da primeira, mas a segunda é, sim, uma necessidade”, avalia o médico. Por isso, corrigir o consumo exagerado se torna bem mais complicado do que encarar a abstinência. “Ninguém pensa em tratar dependente de álcool falando pra ele beber menos, mas com a comida é por esse caminho que temos de seguir”, pondera Segall. Um dos primeiros passos é estimular a sensação de fome e de saciedade, em geral perdida com a obesidade. Na sequência, retirar da alimentação diária as comidas que causam mais dependência, ou seja, aquelas que contêm mais gorduras.
“Elas dão menos saciedade, mas estimulam a comer mais. Temos de trocá-las”, exemplifica o psiquiatra, reforçando a importância de um tratamento multidisciplinar contra a obesidade. Um time de especialistas deve acompanhar dieta, horários da alimentação, doenças associadas e possíveis transtornos do humor para verificar os gatilhos comportamentais e sentimentais que geram o comer abusivo. “É a partir daí que vamos trabalhar, Não existe receita de bolo, as técnicas são bem individualizadas, é preciso testar e avaliar o resultado e, se preciso, ir corrigindo o caminho”, opina o especialista.(iG)"
Fonte: Voz da Bahia
Então o negócio é comer alimentos que dê saciedade pra enganar e evitar aqueles alimentos que não conseguimos comer pouco!

12 comentários:

Rachel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rachel disse...

Acabei de ler este texto em outro blog!!! Tb sou meio a favor de tudo com moderação !!! Te desejo uma semana maravilhosa! Bjssss

Nina Morais disse...

Infelizmente terei que concordar com isto... No meu caso particular não dá para fazer muitas concessões, pois em poucos dias aumento o tamanho e a frequencia delas.
Acho que preciso mesmo entrar no esquema "regime" mais disciplinado...
Belo texto, obrigada.
bj

Fernanda Sodré disse...

cara eu bem que tava desconfiada.
postei no dia 12/06 que ia cortar geral. e agora só me reforça esse texto.
bj.

Carla Renata disse...

Disse tudo.. bjokas lindeza

Unknown disse...

Caso já tenha recebido o convite, desconsidere.

Venho aqui lhe convidar pro novo desafio, com algumas novidades bem bacanas, passa lá, as inscrições vão até quarta! http://desafiomaislevedoquenunca.blogspot.com.br/

Bjuuuus!

A moça de Iruama disse...

Concordo com este texto.
Com moderação, podemos comer de tudo um pouco.
Bjs.

Sabores e Sensações disse...

Oi, Karine!
Eu penso que o primeiro estágio é comer de tudo com moderação (reduzindo a quantidade), segundo estágio é ir cortando o que é muito calórico porque mesmo em pequena quantidade ele é calórico e substituir por outros alimentos mais saudaveis.
Porque devemos estar preparados psicologicamente para não fazer nada radical e depois enfiar o pé na jaca (o que é muito comum)... rsrsrs
Bem eu estou tentando o primeiro estágio, preciso de força e foco.
Beijos,
Re

Marieta disse...

Acho que sim. Convenhamos, no entanto: quando gostamos do que comemos, é difícil não repetir.

Algodão Doce Light disse...

concordo plenamente!!!
Estamos parecidas nos pesos!!

bjos amor

Unknown disse...

Adorei meu anjo, Está de parabéns... Também estamos parecidas no peso, Rsrsrsrs...Sorte na sua jornada e vlw pelo isentivo. Bjos!

CrisFonseca disse...

Oi Ka! primeiro vim conhecer seu blog... pois eu tbm estou na luta... PARABENS pelos quilos eliminados. E vamos uma incentivar a outra pois bem to precisando..rs...

Força e FOCO sempre!!!

Beijus Cris
www.rumoao70.blogspot.com.br

Rumo à casa dos 74 kg!!! Desce, gráfico, desce!!!