11 de agosto de 2011

E aí? Vai de broto de feijão???

Broto de feijão

Vocês já comeram??? Eu já. Sabe do que tem gosto? De broto de feijão. kkkkk É sério!!!!

Mas de onde tiraram essa ideia de comer broto de feijão meu Deus????

      Entre os alimentos de origem oriental que têm feito sucesso em países ocidentais está o broto de feijão-mungo (Vigna radiata L.). Mas este vegetal tem sido cada vez mais consumido não apenas porque a culinária chinesa está conquistando novos adeptos. Na verdade, a procura por alimentos naturais e com alto valor nutritivo – que se intensificou nos últimos anos – também ajuda a explicar a crescente fama do broto de feijão. Rico em vitaminas e minerais e com baixo teor de lipídios, ele apresenta ainda propriedades antioxidantes, já que contém compostos fenólicos. Estas substâncias têm sido associadas ao combate a radicais livres e à prevenção do envelhecimento precoce, entre outros benefícios à saúde.

      O conteúdo de compostos fenólicos no broto de feijão é maior que o encontrado em outros vegetais, como cebola, cenoura, tomate e ervilha. Quanto ao efeito antioxidante da iguaria chinesa, os experimentos (em um sistema modelo) mostraram que ela consegue inibir a oxidação em quase 50%. Contudo, pimenta, extrato aquoso de canela, germe de trigo e ginseng parecem apresentar uma ação oxidante superior à do broto de feijão. 

Fonte:Agência Notisa
www.notisa.com.br

Calorias????

23kcal em 100g.  OHHHHHHHHHHHH. 100g disso deve ser muuuuito. Ou seja: Se joga no broto de feijão. Se você achar no supermercado ou no restaurante onde almoça. Porque na minha cidade não tem não, mas não tem meeesmo.




Vamos à uma receitinha?



Ingredientes

. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 dentes de alho amassados
. 500 g de alcatra cortada em tiras
. 3 xícaras de broto de feijão (moyashi)
. 250 g de vagem em pedaços
. 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
. 1/3 de xícara de água
. 1 colher (sopa) de maisena
. Pimenta-do-reino a gosto.

Para decorar: 1 pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas

Modo de preparo

Numa frigideira, aqueça o óleo em fogo alto. Acrescente o alho e frite por alguns segundos. Coloque a carne e refogue por cinco minutos ou até dourar ligeiramente. Junte a vagem e o broto de feijão e refogue por mais 15 minutos ou até ficarem macios. Adicione o shoyu misturado com a água e a maisena, misture e tempere com pimenta. Cozinhe, mexendo sempre, até o molho engrossar levemente. Retire do fogo, transfira para um prato e decore com a pimenta.
PS: Eu acho ideal pra comer como salada.
E vcs?
Atualizando meu mini desafio:
Esses são os pesos:
Segunda: 75,1 kg
Terça: 74,7 kg 
Quarta: 74,4 kg

Quinta: 74,6kg (Dá pra acreditar??? Eu fazendo tuuuudo certo?) Pirei hoje. Precisei colocar Lulu Santos e cantar muito debaixo do chuveiro pra sair de casa feliz, depois dessa.



3 comentários:

Muriel disse...

Oi...
Adorei a dica e o seu cantinho tbm,,,
Será que a gente pode fazer esses brotinhos em casa..
O que vc acha???
boa noite...

Andrea disse...

Maravilhosa essa sua receita,eu utilizo o broto em saladas e refogados de legumes.gosto bastante,bela dica!
bjs

SAI PRA LÁ OBESIDADE disse...

KARI...TÔ PASSANDO LONGE DE FEIJÃO, SEJA ADULTO OOU O BROTO MESMO KKKKKKK...QUANTO AO SEU PESINHO DESENCANA AMIGA...É RETENÇÃO MESMO...MANDA BASTANTE ÁGUA GELADA QUE VC DESINCHA RAPIDINHO!!!!BJUSSSS E UM LINDO FIM DE SEMANA

Rumo à casa dos 74 kg!!! Desce, gráfico, desce!!!