3 de novembro de 2009

Querida anônima Tati...


Eu entendo que nessa jornada a gente queira tentar medidas rigorosas. Afinal, para problemas drásticos, medidas drásticas. Mas eu acredito numa reeducação, numa mudança de ver o mundo e a comida. Mesmo porque obesidade tem a ver com muitas outras coisas que não só o ato de se alimentar. A gente come porque tá ansioso, então temos que cuidar da ansiedade. Se a gente exagera porque é inseguro, temos que curar essa insegurança. O crucial é que nós só engordamos porque temos tendência a isso e vamos morrer com isso.

Qual o segredo?

Aprender a comer de tudo com moderação. Por que eu vou me privar de tudo por um tempo, se se eu voltar a comer novamente depois de emagrecer, engordarei tudo novamente? Quase ninguém consegue se privar por certo tempo, emagrecer, e voltar a comer normalmente sem engordar. O sensato é aprender a diminuir.

Eu acho uma grande besteira essa questão de ficar sem doce, sem refrigerante. Se a questão é saúde, tudo bem. Em nada me acrescenta nutricionalmente. Mas em termos de valor calórico????? 2 fatias de pão integral é a mesma coisa de 1 fatia de pão de sal. Quem vai me provar que uma Coca Zero engorda mais que um suco de Laranja (aquela bomba calórica)????? Então no dia que eu quiser comer um doce, posso diminuir nas outras refeições. Isso é um balanço de calorias. E para emagrecer o que importa é isso, a quantidade de calorias que você consome.

Claro que em certas refeições eu exagerei, mas compensei nas outras. Esse é o segredo para que você não entre em paranóia e um dia não queira comer tudo que ver pela frente. É difícil...o meio termo é bem complicado de se conseguir. O meu grande desafio é esse.


Não acredito em dietas restritivas. Esse emagrecimento rápido pode ser muito satisfatório quandoa acontece, afinal não é fácil ficar esperando um mês pra perder 3 kg, por exemplo. Contudo é uma REEDUCAÇÃO. E pra vida toda!!!


Acho que me fiz entender.

Um comentário:

Aline Sant'Ana disse...

Concordo, Pi!

Eu acredito na tua RA. Sei que é difícil mas vc vai conseguir.
Quem quiser acreditar nas dietas milagrosas e em sacrifícios tipo: 3 meses sem refrigerante, que faça.
Eu não acredito... mas fé é que nem c*: cada um tem o seu.

Beijão, neguinha!

Rumo à casa dos 74 kg!!! Desce, gráfico, desce!!!