1 de dezembro de 2004

Um dia bem azedo

Um dia bem azedo

A funcionária da clínica me disse que eu não me atrasasse para a consulta: “12:00 viu? Doze em ponto!” E me olhou com a cara de que tinha certeza que eu não ia chegar na hora e que ela iria me jogar na cara depois. Sabe que horas eu fui atendida? 13:00, treze horas da tarde em ponto.Como é que se marca uma consulta 12:00? Isso é hora de almoçar. E eu deveria estar na minha casa agora, almoçando e estou aqui numa clínica vazia (claro, ninguém aceita uma consulta uma hora dessas!). Deveria ter jogado na cara dela o atraso de uma hora, mas a bendita está grávida.

Com aquelas blusas de organza e com o umbigo pulado pra fora. Parecia até que ela tinha engolido um umbu, num desses rompantes de desejo que as grávidas têm, e que o estômago rejeitou aquele azedume e tentava colocá-lo pra fora de qualquer jeito. O pior é que provavelmente eu vou ter um umbu no meio da barriga um dia. Por isso não falei nada a ela. Também foi só por isso.

Cheguei da consulta há alguns minutos. Cansada, suada, menstruada. Ah, esqueci de mais um detalhe: cansada, suada, menstruada e gorda. Hoje eu tive a constatação médica de que estou gorda. Na linguagem da médica:
-Você está, com o que chamamos de “obesidade leve”.

Acho que eles não chamam a gente de gorda porque estão recebendo pela consulta. Atentem para o “estou” gorda porque eu não SOU gorda. Gorda é a Sílvia Popovich que já beira os 50, sei lá, e ainda está gorda por esse tempo todo. Eu só tenho 5 anos gorda. AAAAHHHHH! O quê? Eu já tenho cinco anos nisso? Meu Deus, quantas calças tamanho 38 eu deixei de vestir? Quantos pedidos de casamento? Quantas flores, carros, jóias, fazendas e apartamentos eu deixei de ganhar? Poxa!!! Podia ter alegrado a vida de muitos rapazes. Por trás desse monte de banha provisório, existe uma escultura da natureza. Pelo menos era assim antes.

Pra se entender a situação, hoje é sexta feira e a médica entra de férias hoje. Eu fui a última paciente de uma sexta feira (o que já compromete a qualidade da minha consulta) e a última paciente antes das tão esperadas férias da tal médica (o que compromete a qualidade e a duração da minha consulta.) Consulta? Aquilo não foi uma consulta, foi um interrogatório, tipo filme policial.

Primeiro, o constrangimento de medir minha altura (1,52m, e eu que me exibia dizendo pra todo mundo que tinha 1,53m. Droga!). Depois me fez tirar a roupa só pra medir a bendita da minha barriga que cresce a cada panela de brigadeiro que eu como. Por último, sentenciou meu estado de “obesidade leve”, baseado no meu Índice de Massa Corpórea = 31 e muitos e numa tabela preconceituosa que me dizia que meu peso mínimo é 48 kg e meu máximo é 58kg. Oras, 58kg! Quem essa tabela pensa que é? Mal me conhece e já me obriga a perder 15kg! A bondosa da médica me acalmou dizendo que o ideal seria pesar 60kg. Ufa! Agora só preciso perder 13kg. 13kg, é quilo que não acaba mais. Significa privação por no mínimo três meses e mais exercícios para manter. Ou seja, o fim de uma vida de regalias gastronômicas.

Durante a consulta ela falou ao telefone e se eu entendi bem, era a linda filha dela que eu via nas muitas fotos de família espalhadas pelas estantes do consultório. Na ligação ela falava que estava atendendo a última paciente – no caso eu – e que não ia demorar - e eu tinha razão que aquela “consulta” ia ser mais rápida que um espirro. Por isso me senti um ladrão de galinhas, sem direito a um “adevogado” e com a sentença decretada sem dó nem piedade, sem a mínima chance de defesa e numa rapidez que nem deu tempo de abrir o berreiro e contar a ela das agruras de se fazer um regime, ainda mais pra perder 13kg. Não teve choro, nem vela: - Você tem que emagrecer 13 kg.

Adeus panelas e mais panelas de brigadeiro... By the way, vamos mudar o nome desse blog? Que tal, Panela de alface? Não, muito verde. Travessa de ricota? Muito branco. Café com Zero Cal? Não, não vamos fazer propaganda. Deixovê... Tem que ser um nome representativo... Que traduza essa nova fase... Já sei:

Eu ODEIO fazer regimeeeeeee!!! Perfeito esse nome. Perfeito.

Karine

Nenhum comentário:

Rumo à casa dos 74 kg!!! Desce, gráfico, desce!!!