Parece clichê mas é uma verdade indiscutível. A vida é feita de escolhas. Não percebemos mas a cada dia escolhemos como deve ser a nossa vida. É uma escolha hoje, somada a de amanhã e quando você percebe já tem 10 anos fazendo a mesma coisa. É um livro que você adia de ler e quando faz as contas já faz 3 anos que ele foi comprado e está a sua espera.
Em um dia você acorda, numa segunda, e decide lutar e emagrecer. À tarde, te convidam pra um aniversário e você pensa: "ah, deixa pra amanhã, ainda tenho a semana toda".
Na terça vai ter uma reunião do trabalho com um Coffee Break daquela delicatessem que você adora e você pensa: "ah, tenha santa paciência, não tem como não comer. Deixa pra quarta, quarta é um excelente dia pra começar a dieta".
Na quarta você precisa viajar e vai ter que comer rápido porque senão perde o horário. Passa por uma padaria e pede um sanduíche light. O garçom olha pra você roliça e pensa: "ela quer me enganar que está fazendo dieta, eu sei do que ela precisa". E oferece um hambúrguer pela metade do preço (comida saudável sempre é mais cara, ô vida difícil) e que acompanha uma batata frita feita na hora. E olha pra você com a cara de :"agora ela não tem como escapar". E você pensa: " a culpa é do trabalho que me obriga a comer na rua e ainda me paga mal".
Na quinta você começa bem o dia comendo frutas e pão integral. Almoça direitinho mas bebe um copo de refrigerante porque todos na mesa pediram uma Coca de 1 litro e você pensa " vou parecer anti-social, tenho que beber". Na noite de quinta rola um happy hour e você pensa novamente na questão de ser social. Come de tudo e pensa "me estressei tanto no trabalho hoje, eu mereço uma picanha na chapa, também sou filha de Deus".
Na sexta você acorda como se tivesse comido o mundo. Chateada porque já é sexta e você não fez dieta a semana toda e acabou até engordando. Aí decide: " vou comer de tudo hoje, não quero nem saber dessa merda de dieta, eu quero é viver, que mal tem ser gorda?". Aí come pão com ovo frito e queijo no café da manhã e até aquele restinho de Coca sem gás há dias na geladeira, mas come só pra ter o prazer de dizer que pode comer o que quiser, até Coca no café da manhã. 10 horas manda entregar no trabalho uma coxinha de frango com catupiri e um Prestígio. Come escondida porque todos acham que você está de dieta. Come rápido pra que ninguém veja. No almoço passa nas saladas e pensa:" hoje nem quero saber dessa porcaria". Coloca arroz branco, feijoada, picanha, batata frita e farofa. Sobremesa??? Claro. Você escolhe aquela que você todo dia fica de olho e nunca come. Pede logo dois pedaços. Bebe 600ml de Coca sozinha. À tarde você nem está com fome, depois de tudo que comeu, mas fala pra o chefe que precisa comprar um remédio pra dor de cabeça e vai na delicatessem que você antes nem passava na porta, pede um pedaço daquela torta de chocolate suísso que você ama e senta silenciosa naquela mesa lá atrás com sua Coca. Come rápido e olhando para os lados com medo de que alguém do trabalho veja. Você nem percebe que a torta está com um novo recheio porque come tão rápido que se alguém tivesse colocado sal ao invés de açúcar você nem ia perceber. À noite sai com os amigos para um outro happy hour numa pizzaria e não pensa duas vezes em aceitar o rodízio.
À noite, já deitada na cama, com o estômago entupido, quase passando mal você olha para o teto e sonha: "segunda minha vida vai mudar, eu vou fazer dieta custe o que custar, nada vai atrapalhar".
Há quantos anos você está vivendo semanas como essa???
** Essa semana eu fiz tudo certinho, fui anti-social, recusei, recusei, recusei. Teve gente que me chamou de chata. Que se danem!!! Perdi 2kg.
Escolha ser mais feliz: agora, hoje, todo dia.
Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo. (Robert Collier).